No momento, você está visualizando Dicas para descansar sua vista durante o dia

Dicas para descansar sua vista durante o dia

A vida moderna, com toda sua tecnologia trouxe uma série de benefícios, mas também, a necessidade de alguns cuidados, entre eles, com nossos olhos.

O aumento gradativo do uso de computadores, tablets, celulares tem tido consequências diretas na visão da população, com aumento de casos de miopia, olho seco entre outras.

E isso foi agravado com a pandemia, principalmente entre os jovens, que passaram a utilizar mais as telas durante o isolamento.

Ficamos concentrados e com as telas muito próximas aos olhos. Como consequência, piscamos menos, causando um maior ressecamento dos olhos e exigimos mais deles, provocando um esforço da musculatura, que tem que se contrair.

Outros fatores como ar-condicionado, iluminação local, iluminação das telas etc, contribuem para a piora da situação.

Como consequência chegamos ao final do dia com dor de cabeça, olho irritado e vista cansada.

Mas algumas ações básicas podem ajudar a minimizar os problemas.

Dicas para Descansar os Olhos

Aumente a distância entre seus olhos e as telas: ao usar computadores, televisores, celulares e similares, tente manter a tela o mais distante possível. Quanto mais próxima a tela, mais esforço seus olhos farão para focar o objeto. O ideal é manter a distância de um braço.

Pisque com maior frequência: quando nos concentramos, tendemos a piscar menos. Isso acaba cansando e ressecando a vista. Faça pausas e dê piscadas mais demoradas.

Olhe para longe: como já comentamos, a musculatura ocular faz maiores esforços ao se concentrar em coisas mais próximas. Se olhamos para longe o olho fica numa posição de repouso, relaxa a musculatura para dar o foco. Paradas a cada hora, olhando para algo a mais de 2 metros por uns 20 s já ajudam muito.

Faça pausas: dentro deste tema, é importante fazer paradas para descansar e hidratar os olhos. O ideal seria parar por uns 15 minutos a cada 2 horas de uso de telas.

Beba mais água: hidratar-se é importante, pois ajuda a minimizar os olhos secos. Uma hidratação de dentro para fora é melhor do que usar colírios lubrificantes.

Reduza o brilho/luminosidade: brilhos muito intensos das telas cansam mais a vista, principalmente a chamada luz azul. Adeque a luminosidade da tela, lembrando que a tela muito escura também não é indicada.

Faça exames periodicamente: o ideal é procurar um especialista periodicamente para ver como está sua visão. Caso surjam sinais precoces de problemas, esses podem ser rapidamente detectados.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato que terei o maior prazer em ajudar!

Dra Karen

Atuando na área oftalmológica há mais de 30 anos, é membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, atendendo no pronto socorro e com consultório na unidade Perdizes. Tem vasta experiência em casos clínicos e cirúrgicos e especialização em catarata e cirurgias refrativas. Sempre com um atendimento humanizado, seguro e personalizado, busca constantemente atualização para proporcionar o bem estar do paciente. Especialista em Oftalmologia, com título pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia é membro da Academia Americana de Oftalmologia e da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa e Catarata. Além disso, ministra aulas em cursos teórico e práticos.