No momento, você está visualizando A importância de consultar um oftalmologista regularmente

A importância de consultar um oftalmologista regularmente

Quando foi a última vez que você consultou um oftalmologista?

Segundo uma pesquisa realizada com o apoio da Bayer Healthcare, cerca de 7% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista e 42% não fazem visitas regulares, indo apenas quando perceberem alguma alteração visual ou problema.

Ou seja, quase metade da população está arriscando em ter problemas mais sérios de visão a longo prazo.

O ideal seria a realização de exames rotineiros e periódicos, para evitar que pequenos problemas se tornem complexos.

Problemas silenciosos

Doenças silenciosas que não apresentam sintomas, como o glaucoma, por exemplo podem levar a problemas mais sérios se não diagnosticados rapidamente.

Cerca de 60% das doenças que levam à cegueira são tratáveis quando diagnosticadas precocemente.

Entre essas doenças, a principal causa de cegueira é a catarata.

Se juntarmos esta com o erro refrativo não corrigido (principal causa de baixa visão), teremos quase três quartos (74,8%) de todos os casos de deficiência visual.

Não espere o problema aparecer

É importante realizar os exames de rotina, como a detecção de pressão intraocular, permitindo que o médico oftalmologista faça o diagnóstico de doenças que causam a perda progressiva da visão e que, se diagnosticados tardiamente, dificultam o tratamento, levando a uma eventual cegueira.

Assim, o grande objetivo de visitar um oftalmologista é o prevenir essas doenças, principalmente as que causam a perda progressiva da visão.

Acima dos 40 anos

Com o passar dos anos, alguns problemas oculares ficam cada vez mais comuns, como a presbiopia, a famosa vista cansada, a coceira nos olhos, os olhos secos, a dificuldade de focalizar objetos próximos, entre outros.

A melhor solução para cada caso dependerá da análise e diagnóstico do médico, e isso se torna mais relevante com a idade.

Outros Problemas

Além do envelhecimento, outras condições como diabetes ou hipertensão, coceira no olho, pontos estranhos aparecendo, etc devem ser levados em consideração para que se procure um especialista.

A capacidade de enxergar é um dos sentidos importantes do ser humano, desempenhando um papel muito importante para nossas vidas. Dê importância.

Visitando seu médico oftalmologista com regularidade, você evitará sérias consequências, como a cegueira.

Não negligencie sua visão.

Dra Karen

Atuando na área oftalmológica há mais de 30 anos, é membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, atendendo no pronto socorro e com consultório na unidade Perdizes. Tem vasta experiência em casos clínicos e cirúrgicos e especialização em catarata e cirurgias refrativas. Sempre com um atendimento humanizado, seguro e personalizado, busca constantemente atualização para proporcionar o bem estar do paciente. Especialista em Oftalmologia, com título pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia é membro da Academia Americana de Oftalmologia e da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa e Catarata. Além disso, ministra aulas em cursos teórico e práticos.