O ectrópio é uma doença onde há a eversão da margem da pálpebra, ou seja, a pálpebra se dobra para fora deixando parte do olho exposto.
Desta forma, a esclera (parte branca do olho) e a conjuntiva palpebral ficam expostas, dificultando a lubrificação ocular, causando dor, olho seco, vermelhidão e lacrimejamento.
Na maioria das vezes ocorre na pálpebra inferior.
Quando não tratado pode causar extremo desconforto, e até mesmo úlcera de córnea e em último caso levando a cegueira.
Causas
Diversas podem ser as causas do Ectrópio, mas a principal é a flacidez dos tecidos em decorrência da idade, o chamado ectrópio senil.
Outras causas podem ser:
- exposição solar crônica,
- paralisia facial,
- queimaduras,
- traumas e cirurgias,
- lesões palpebrais grandes (ectrópio mecânico, pois exercem tração da pálpebra para baixo).
Deve-se dar atenção aos procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia, que também podem levar ao ectrópio quando é retirada excesso de pele ou quando o paciente apresenta alguma alteração no processo de cicatrização.
Diagnóstico
O diagnóstico é estabelecido pelo médico oftalmologista com base nos sintomas observados e nos achados durante o exame.
Tratamentos
Inicialmente, o tratamento é paliativo e feito com colírios lubrificantes, lágrimas artificiais e pomadas lubrificantes oftálmicas (uso na hora de dormir) para manter os olhos úmidos e aliviar a irritação.
Porém o tratamento definitivo geralmente é cirúrgico e deve ser realizado antes que ocorra uma lesão irreversível nos olhos e por profissional especializado.
Cirurgia
Existem várias técnicas para correção do mal posicionamento palpebral, permitindo a drenagem adequada das lágrimas e evitando infecções secundárias causadas pela exposição ocular.
Um diagnóstico preciso, aliado a técnica cirúrgica mais adequada, proporcionará excelentes resultados tanto funcionais quanto estéticos, conferindo a lubrificação corneana adequada e conforto.
Essas melhoras são obtidas em um único procedimento.
Quando procurar um profissional
Deve-se procurar ajuda médica quando houver vermelhidão importante nos olhos, um aumento da sensibilidade à luz, dor ocular e piora súbita da visão.
Isso pode significar exposição corneana ou úlcera, necessitando, portanto, pronto atendimento com oftalmologista.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais esclarecimentos? Entre em contato conosco.